segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atenção professor.

A partir desse artigo reflita sobre suas práticas, que muitas vezes impomos aos alunos nas atividades que propomos.
O ato de ler no universo escolar, assume um sentido restrito, calcado em princípios e valores rígidos, revestindo de obrigações e cobranças.

Doze maneiras simples de tornar difícil a aprendizagem da leitura (Artigo publicado em l'Éducacion, 22 de maio de 1980):
  1. Estabeleça como meta o domínio precoce das regras de leitura.
  2. Cuide bem para que a fonética seja aprendida e utilizada.
  3. Ensine as letras ou as palavras, uma a uma, certificando-se de que cada letra ou palavra foi assimilada antes de passar para a seguinte.
  4. Defina, como objetivo principal, uma leitura palavra-por-palavra perfeita.
  5. Não deixe as crianças adivinharem; pelo contrário, exija que elas leiam com atenção.
  6. Procure evitar, de todas as maneiras, que as crianças errem.
  7. Dê um feedback imediato.
  8. Detecte e corrija os movimentos incorretos dos olhos.
  9. Identifique os eventuais disléxicos e trate-os o mais cedo possível.
  10. Esforce-se para que as crianças apreendam a importância da leitura e a gravidade do fracasso.
  11. Aproveite as aulas de leitura para melhorar a ortografia e a expressão escrita; insista também em que os alunos falem a melhor língua possível.
  12. Se o método utilizado não lhe satisfazer, tente outro. Esteja sempre alerta, para achar material novo e técnicas novas.
(FOUCAMBERT, 1994, p.13)

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